Celular pode ser uma solução para o trânsito PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Novembro de 2008 07:33

As difíceis decisões existentes no dia a dia de motoristas em grandes cidades podem, pouco a pouco, ser amenizadas graças ao projeto Mobile Millennium. Com ele, os aparelhos celulares podem ser usados para mapear as condições do trânsito e guiar os motoristas para longe dos engarrafamentos.

Segundo o site NewScientist, a iniciativa criada por pesquisadores da Nokia aliados à Universidade da Califórnia utiliza dados GPS coletados por celulares dentro de veículos para criar mapas de tráfego e disponibilizá-los gratuitamente pela internet ou enviá-los para outros celulares.

A novidade utiliza o software gratuito Traffic Pilot que envia os dados e monta os mapas. O programa, lançado no início de novembro de 2008, já recebeu o apoio do departamento de transporte americano e caso seja adotado em larga escala, pode diminuir o fluxo intenso tanto em grandes vias quanto em pequenas estradas.

O site oficial do programa explica que o aplicativo gratuito prima pela privacidade de seu usuário e torna anônima toda a informação obtida, impedindo que determinado carro seja rastreado e seguido.

Atualmente o software Traffic Pilot funciona em alguns aparelhos Nokia (E71, N95, N96 e E61i) e BlackBerry (Curve 8310, Pearl 8110 e 8830 World Edition), mas poderia ser expandido para funcionar em qualquer equipamento com plataforma Java.

Aos interessados, é sugerido possuir um plano de dados ilimitados que comporte o pesado download dos mapas e, obviamente, o recurso GPS. Por enquanto, proprietários do iPhone não podem utilizar o aplicativo, algo que deve mudar em breve.

Fonte: Geek.com.br

Última atualização ( Ter, 25 de Novembro de 2008 07:34 )