Chrome poderá vir pré-instalado em computadores PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Novembro de 2008 07:35

O Google está traçando planos para aumentar a base de usuários de seu navegador Chrome, atualmente em 1%. Uma das possibilidades seria tentar convencer fabricantes de computadores ao redor do mundo a pré-instalar o programa em novos computadores.

Ao jonal inglês The Times, Sundar Pichai, vice-presidente da divisão de produtos do Google, declarou que a empresa procurará acordos de distribuição junto a fabricantes, parte de um grande esforço de marketing planejado para quando o produto estiver em sua versão final, algo previsto para janeiro de 2009, conforme noticiou o InformationWeek.

Para o ano que vem, o Chrome ainda terá a competição do Internet Explorer 8, atualmente em versão beta, mas cuja versão final deve chegar no primeiro trimestre do próximo ano. Adicionalmente, a empresa precisará correr com versões para Mac OS X e Linux, algo previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2009, segundo declarações de Pichai.

Atualmente, o mercado de navegadores é quase por completo do programa da Microsoft, com 71% dos internautas optando pelo IE, 20% apostando no Mozilla, e o restante se dividindo entre outras opções.

Para o site TechBlorge, o Chrome pode ser competidor sério da fatia hoje dedicada à preferência pelo Firefox, uma vez que parte do público se mantém com o navegador de código aberto principalmente pela existência de plugins, algo já prometido também para o programa da Google.

Para Joe Wilcox, que escreve a coluna Microsoft Watch no site da eWeek, o quadro é bem mais tenebroso: a Fundação Mozilla sobrevive em grande parte com o dinheiro que a Google paga para ter seu serviço de buscas como padrão no Firefox. Com o Google Chrome, é possível e até bastante provável que esse acordo chegue ao fim em breve - o que seria o mesmo que decretar o fim do navegador da raposa.

Fonte: Terra Tecnologia